CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO -- PRESSUPOSTO PARA UM BOM DESEMPENHO ESCOLAR
A capacidade de concentração de uma criança ou adolescente pode influenciar gravemente o seu percurso escolar. O tema Concentração é de análise complexa, pois é influenciado por inúmeros factores. Por isso, nem sempre é fácil descobrir, p. ex., as causas do seu enfraquecimento.
Considerando a Concentração como um estado da nossa Atenção num dado momento, vamos usar duas definições para as compreendermos melhor:
Atenção (segundo William James, 1890) -- É quando a mente se apodera de forma clara e nítida, de um objecto ou pensamento, apresentado simultaneamente com outros. A sua essência é a focalização, a concentração da consciência. Implica o afastamento de algumas coisas de forma a lidar eficientemente com outras.
Concentração (Atenção Concentrada visual ou auditiva) -- A capacidade de responder e processar um estímulo quando este é apresentado entre vários outros estímulos. Em geral, concentramo-nos num determinado estímulo de entre todos os que estão à nossa volta e ignoramos os restantes.
Apesar de a Atenção ser algo que faz parte de nós, seres humanos, desde que nascemos, a capacidade de Concentração resulta de um processo de muitos anos e, que se aprende desde criança nos jogos e na escola.
A Concentração tem também uma relação muito estreita com a Ansiedade, ou seja, quanto mais alto for o nível de ansiedade ou stress, menor a nossa capacidade de Concentração.
Todos sabemos que quando dizemos para nós próprios "Vá, concentra-te lá de uma vez!", ficamos normalmente ainda mais nervosos e menos concentrados...
A DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO
A dificuldade de concentração manifesta-se de diversas formas numa pessoa:
- Parece indiferente ao ambiente que o rodeia
- Não consegue participar numa conversa
- Não consegue concentrar-se ou entender o que leu
- Perde a noção do tempo
- Distrai-se a meio dos exercícios
- Interrompe os outros quando estão a falar
- Tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo
- Dá voltas ao assunto sem rumo fixo.
MELHORAR A CONCENTRAÇÃO
É possível conseguir uma maior capacidade de concentração. Com um pouco de tempo e vontade os nossos filhos podem optimizar o seu rendimento intelectual:
- Interesse por aquilo que se faz - mais importante do que a força de vontade, é a criação de interesse por aquilo que se faz., o que fará aumentar a sua motivação. Sem clareza no que se quer não há motivação e sem um propósito definido não há constância nem concentração. Ninguém melhor que os Pais para conhecer os factores que mais chamam a atenção dos nossos filhos e utilizá-los para seu próprio benefício.
- Evitar que faça várias tarefas ao mesmo tempo - Dividir a atenção é extremamente difícil e faz diminuir a capacidade de concentração. Um tema controverso é 'ouvir música' enquanto se estuda, pois para alguns é relaxante! Deve-se procurar, no entanto, evitar o som muito alto que distrai e diminui a concentração.
- Sem descanso não há concentração - temos o exemplo dos desportistas de alta competição e também dos jogadores da selecção nacional: devem dormir, em média, 9 a 10 horas por noite.
- Controlar todo o tipo de distrações - ambientes ruidosos, a televisão que se ouve ou se espreita e outros elementos externos perturbadores devem ser evitados.
- A maioria dos desportos exige e favorece a concentração - por isso, a prática dum desporto é um óptimo processo de optimização da concentração.